(11) 2116-3042 | (11) 2781-5594

Prótese Dentária

A área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

 

Existem basicamente dois tipos de próteses que podem ser indicados para perdas parciais ou totais dos dentes:

 

Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização. A prótese parcial removível é aquela que é utilizada caso o paciente ainda possua um certo número de dentes em boca. As principais vantagens são a relação custo-benefício, reduzido desgaste em dentes hígidos bem como a fácil manutenção. Ela funciona com grampos, apoios, conectores e selas que tem desenhos e formatos específicos para cada caso.

 

Conforme a disposição dos dentes em boca existe uma classificação específica que determina o desenho que a prótese parcial removível terá.

 

A Prótese Flexível surgiu como uma alternativa as próteses parciais removíveis. A utilização de uma resina flexível tira a necessidade então dos grampos e demais estruturas feitas em metal o que melhora muito a estética.

 

As principais indicações das próteses flexíveis são:

– Para pacientes idosos,
– Como prótese provisória em casos de reabilitações,
– Mantenedores de espaço, entre outros;

 

Prótese fixa (conhecidas também como coroas ou pontes): uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais. Este tipo de prótese pode ser utilizado quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente, ocasionando a inutilização da coroa.

 

E em casos em que o paciente possui muitas restaurações em um único dente, o mesmo pode ser desgastado ou “preparado”. Em seguida é feita uma coroa totalmente nova com um material cerâmico.

 

A prótese parcial fixa utiliza dentes pilares. Assim, quando você perde um ou mais dentes completamente, os adjacentes que sobraram são desgastados. Este desgaste vai servir para que estes sustentem os que vão substituir o que você perdeu.