(11) 2116-3042 | (11) 2781-5594

Ortodontia

A ortodontia é a especialidade que trata dos problemas relacionados à posição da arcada dentária. Dentes tortos, apinhados ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de higienizar, facilitando o aparecimento de cáries ou de doenças periodontais e até mesmo causando perda dentária. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

 

Existem dois tipos de aparelhos fixos:

 

  • Os aparelhos fixos convencionais, onde o arco mantém-se preso a cada um dos bráquetes através de borrachinhas e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos. Os aparelhos fixos convencionais podem ser de bráquetes metálicos, para fins terapêuticos, e de bráquetes transparentes, para fins estéticos.
  • Os aparelhos fixos autoligáveis, que possuem a tecnologia mais avançada, cujos bráquetes são os mais modernos, menores e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento. O sistema dispensa o uso das borrachinhas e acessórios. A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e transparentes.