(11) 2116-3042 | (11) 2781-5594

Facetas

As facetas dentárias são próteses de porcelana finas que são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.

 

Inicialmente é feito um estudo da face do paciente, para que o resultado tenha harmonia, então os moldes são enviados para o laboratório onde são confeccionadas as facetas em porcelana e cimentadas como qualquer tipo de restauração. O trabalho precisa de reavaliações constantes, contudo, sua manutenção consiste apenas em uma higienização adequada.

 

As facetas imitam perfeitamente a cor, textura e transparência natural dos dentes, muitas vezes é impossível identificar a diferença entre os dentes naturais e com facetas. Elas são muito duráveis e resistentes, não perdem a cor mesmo depois de anos.  Os materiais utilizados na fabricação das facetas dentárias são resina e porcelana, e ambos podem ser fabricados por protéticos em laboratório de próteses dentárias ou com aplicação direta de resina no consultório.

 

As facetas em porcelana são minimamente invasivas, ou seja, muitas vezes nem é preciso desgastar os dentes para sua instalação. Podem ser fabricadas com diversos materiais, e existem inúmeros tipos de cerâmicas odontológicas que agregam diferentes tecnologias produzidas especialmente para a confecção de dentes, preocupando-se cada vez mais com a estética e o aspecto natural.

 

Outra opção de facetas são as de cerâmicas feldspáticas, que tem melhor translucidez, mas não a mesma resistência. Ainda, a e.max é uma marca patenteada de uma cerâmica reforçada com dissilicato de lítio. E tem as facetas do tipo lentes de contato, que não representam nenhum desgaste dos dentes envolvidos, mas não são muito indicadas quando o paciente quer alterar a cor dos dentes, pois sua fina espessura não é capaz de esconder o escurecimento dos dentes.

 

Para fixar as facetas ao dente é utilizado cimento resinoso que faz com que a porcelana torne-se forte e durável. Lembrando que a porcelana é um material frágil, mas se bem colada e fixada torna-se muito resistente